Projeto do CEM 3 de Taguatinga impulsiona alunos a passar no vestibular
Data de Publicação: 6 de março de 2025 06:33:00 Com mais de 100 aprovações registradas, iniciativa oferece suporte acadêmico e emocional para estudantes ingressarem no ensino superior Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto
Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto
Quanto vale um sonho? Para os alunos do Centro de Ensino Médio 3 (CEM 3) de Taguatinga, a resposta está na dedicação, persistência e constância que os levaram à tão sonhada vaga em universidades públicas. Com mais de 100 aprovações registradas na instituição, todos têm algo em comum: a participação no Núcleo de Apoio aos Vestibulandos (Nave).
Alunos do CEM comemoram bons resultados obtidos a partir do reforço do Núcleo de Apoio aos Vestibulandos | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
“Também monitoramos o desempenho dos estudantes da escola para orientá-los melhor sobre as notas e os cursos desejados”
Regina Cotrim, professora que idealizou o projeto
Criado em 2023, o programa acompanha os estudantes desde o início do ensino médio, oferecendo suporte acadêmico e orientação sobre todas as possibilidades de ingresso no ensino superior. “Mais do que ajudar nos estudos, buscamos guiá-los na escolha de cursos e faculdades, promovendo visitas às instituições e auxiliando nas inscrições para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], para o PAS [Programa de Avaliação Seriada] e outros vestibulares”, explica a professora e idealizadora do projeto, Regina Cotrim.
O projeto chegou ao CEM 3 de Taguatinga com o remanejamento da professora, que veio de uma escola pública em Ceilândia. “Comentei sobre a proposta em uma videochamada com os alunos, e a ideia ganhou adesão rapidamente”, relembra a responsável.
Aos poucos, o projeto se estruturou oficialmente como Nave, criando parcerias com professores de cursinhos e empresários para doação de apostilas preparatórias. Os alunos participam de grupos de estudo no contraturno escolar e de visitas à Universidade de Brasília (UnB). “Também monitoramos o desempenho dos estudantes da escola para orientá-los melhor sobre as notas e os cursos desejados”, acrescenta Regina.
Resultados
“Todo mundo da escola abraça o projeto, que tem como missão, além de socializar o aluno, trazer mais confiança para ele”
Stefania Figueredo, diretora do CEM 3
O impacto do Nave é refletido nos números, comemora a professora: “Em 2022 e 2023, tivemos 50 aprovações. No ano passado, foram 92, sendo mais de 50 só para a UnB. Em 2024, já passamos de 100 aprovados, com destaque para a UnB pelo vestibular e PAS, além de aprovações pelo ProUni e no IFB pelo Sisu”.
A diretora do CEM 3, Stefania Figueredo, reforça a importância da iniciativa: “Todo mundo da escola abraça o projeto, que tem como missão, além de socializar o aluno, trazer mais confiança para ele. Nosso compromisso é oferecer o melhor suporte para que eles saiam daqui direto para a universidade”. Com a reforma da biblioteca na fase final, a expectativa é ampliar ainda mais o atendimento e transformar mais vidas.
Sonhos realizados
Aprovado em história pelo vestibular da UnB e em artes cênicas pelo PAS, Lázaro Victor de Souza, 18, é o primeiro da família a entrar em uma universidade pública. Para o estudante, o resultado seria diferente caso não tivesse o apoio do Nave e da escola durante o percurso.
Aprovado em história na UnB e em artes cênicas pelo PAS, Lázaro de Souza comemora: “Esses três anos me mudaram muito como pessoa e me trouxeram uma formação muito boa”
“Esses três anos me mudaram muito como pessoa e me trouxeram uma formação muito boa”, relata. “Quando eu cheguei ao ensino médio, não fazia ideia do que era o PAS nem o Enem. Depois que conheci a professora Regina, fui me familiarizando e me apaixonei pela UnB. Se não fosse o Nave, acho que eu ia estar meio perdido, sem saber qual curso fazer.”
Brunna Assis: “Eu prestei vestibular para dois cursos diferentes porque fiquei com medo de não passar, mas com a orientação e estratégias corretas eu escolhi o curso que eu queria, que era fisioterapia”
Com a ajuda do Nave, Brunna Matildes Assis, 18, também conseguiu a tão sonhada aprovação no curso que desejava: “Eu prestei para dois cursos diferentes – fisioterapia, pelo vestibular, e terapia ocupacional, pelo PAS -, porque fiquei com medo de não passar, mas com a orientação e estratégias corretas eu escolhi o curso que eu queria, que era fisioterapia”.
- CEM 10 de Ceilândia reabre as portas e vai atender mais de mil alunos em tempo integral
- Projeto Gamifica inicia nova temporada com aulas em escolas públicas do DF
- Educação pública que transforma: Alunos do DF conquistam vagas na universidade
Além do suporte acadêmico, ela destaca um fator essencial para o sucesso: o controle emocional. “O nervosismo atrapalhou meu desempenho no primeiro PAS, então eu acho que manter a calma no processo de estudo e no dia da prova faz toda a diferença”, aconselha.
Durante o Nave, o casal Maria Eduarda Araújo, 18, e Pedro Arthur Campos, mesma idade, estudou junto desde o primeiro ano do ensino médio.
“A dedicação da professora Regina foi essencial para despertarmos mais interesse e escolhermos um curso”, conta Pedro, aprovado em física (bacharelado) no vestibular da UnB e em física (licenciatura) no Instituto Federal de Brasília (IFB). Maria Eduarda, aprovada em letras – inglês no IFB, ressalta: “Estar cercado de pessoas com o mesmo objetivo facilita muito a manter o foco.”

Professor de artes da rede pública do DF é selecionado para expor obras em Paris
Com apoio da Secretaria de Cultura, educador do CEF 01 de Planaltina representará o Brasil no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Carrossel d Saiba Mais +
Alunos de Taguatinga vencem prêmio internacional no maior torneio de robótica do mundo
Formada por estudantes do Novo Ensino Médio do Sesi, equipe Federal Force não só estreou na etapa internacional, como conquistou o Rookie All-Star Awa Saiba Mais +
Novo processo seletivo para professores substitutos é autorizado
Portaria publicada no DODF trata da contratação temporária de docentes Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader Saiba Mais +
Prêmio Inspira Brasília abre inscrições para estudantes e professores da rede pública do DF
Com mais de R$ 40 mil em premiações, iniciativa busca valorizar Brasília e incentivar o protagonismo estudantil; interessados podem se inscrever até 9 Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?