Abrigo contra o frio atende 358 pessoas em situação de rua no DF
Data de Publicação: 27 de maio de 2025 05:48:00 Iniciativa do Governo do Distrito Federal tem como objetivo garantir acolhimento, conforto e segurança para a população mais vulnerável Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto
Por
Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto
Para proteger a população em situação de rua durante o período de frio intenso, o Governo do Distrito Federal (GDF) abriu, na última quinta-feira (22), um abrigo emergencial no ginásio do Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul. Com funcionamento diário das 19h30 às 6h e capacidade para até 110 pessoas, o espaço acolheu 358 cidadãos – homens, mulheres, crianças e adolescentes –, entre os dias 22 e 25 deste mês.
Acolhimento se dá com a participação de equipes de diferentes órgãos do GDF | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
“Desde a abertura do abrigo, temos acompanhado de perto o funcionamento da estrutura”, ressaltou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. “Essa iniciativa mostra a força da atuação integrada do GDF, unindo políticas sociais e assistenciais em torno de um objetivo comum: salvar vidas e oferecer o máximo de conforto a quem enfrenta o frio nas ruas.”
No local, os abrigados tiveram acesso a duas refeições (café da manhã e jantar), colchões e cobertores limpos para dormir, banho quente, kit higiene e casacos fornecidos pela Campanha do Agasalho Solidário, iniciativa da Chefia-Executiva de Políticas Sociais idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.
Também foram oferecidos atendimentos socioassistenciais em tendas montadas pela Defesa Civil para crianças e mulheres. “Nosso compromisso é não deixar ninguém desamparado”, explicou Gustavo Rocha. “Mais do que um teto, o que oferecemos é cuidado: alimentação, higiene, proteção e atendimento socioassistencial. Esse esforço coletivo mostra que, quando o frio aperta, o governo está presente, atuando com sensibilidade e responsabilidade social”.
Frente fria
O abrigo contra o frio é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), conforme previsto no Plano Distrital para População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil.
LEIA TAMBÉM
Ação de acolhimento atende 50 pessoas em situação de rua nesta semana
- GDF Mais Perto do Cidadão: Fercal recebeu ações de acolhimento que foram de gestantes a mulheres vítimas de violência
“Desde 2022, a gente observou a necessidade, durante as noites frias aqui no DF, desse acolhimento no período noturno”, explicou a titular da Sedes-DF, Ana Paula Marra. “Então, é para trazer dignidade, uma noite quentinha, tranquila, para as pessoas que hoje estão em situação de rua. A Sedes faz esse trabalho de forma contínua, com abordagem social nas ruas do Distrito Federal, e nós temos as casas de acolhimento.”
Com apoio de diversos órgãos do GDF, a iniciativa procura garantir acolhimento, conforto e segurança à população mais vulnerável, especialmente diante do avanço da frente fria que atinge a capital federal. Na última semana, o DF registrou a menor temperatura do ano: 11,9°C.
Agasalho Solidário
Lançada no dia 8 deste mês, a 6ª edição da Campanha do Agasalho Solidário segue até 17 de julho para reforçar o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social. A meta deste ano é superar a média das edições anteriores, que arrecadaram cerca de 10 mil itens cada.
Casacos, mantas, meias, toucas, gorros e calçados em bom estado, para todas as idades e públicos, podem ser entregues em pontos de coleta dos órgãos do GDF. O ideal é que os itens estejam em sacos plásticos transparentes, com identificação do tipo, tamanho e público da peça, para facilitar a triagem e distribuição.
Os pontos de coleta estão distribuídos em locais estratégicos, como o Palácio e o Anexo do Buriti, secretarias, administrações regionais, órgãos e entidades públicas. Para mais informações, acesse as redes sociais da Chefia-Executiva de Políticas Sociais ou entre em contato pelo WhatsApp (61) 99195-4079.

Ação de acolhimento da população em situação de rua retorna ao Plano Piloto neste fim de semana
Abordagem está prevista para ocorrer neste sábado (24) e domingo (25) e vai passar por seis pontos Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto Saiba Mais +
Abrigo contra o frio na Asa Sul oferece 110 vagas para pessoas em situação de rua
Estrutura estará disponível para população na 907 Sul por tempo indeterminado, das 19h30 às 6h, com oferta de banho quente, colchão, cobertor e traves Saiba Mais +.jpeg?=2763761-2)
Ação de acolhimento da população em situação de rua, na quinta (22) e na sexta (23), será em Ceilândia
Abordagem tem previsão de passar por 15 pontos na região administrativa Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto Saiba Mais +
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta semana
Abordagem está prevista para durar dois dias e irá passar por 10 pontos Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?