Dia Mundial da Voz terá atendimentos e orientações com foco em doenças de laringe
Data de Publicação: 17 de abril de 2025 05:29:00 Ação do Hospital de Base destaca a importância da prevenção vocal e vai beneficiar também pacientes classificados como vermelhos na regulação da Secretaria de Saúde Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, o Serviço de Fonoaudiologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), promoverá uma série de atividades nos dias 22 e 23 deste mês para reforçar os cuidados com a saúde vocal. A ação integra a campanha nacional Amigos da Voz, organizada pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), que chega à sua 20ª edição com o tema “A sua voz informa”.
Campanha tem como foco principal as pessoas que usam intensamente a voz no dia a dia | Foto: Alberto Ruy/IgesDF
“A voz é essencial para a comunicação e qualidade de vida, e cuidar dela é prevenir doenças sérias, como o câncer de laringe”
Bartira Pedrazzi, chefe do Serviço de Fonoaudiologia do HBDF
Coordenado há duas décadas pelos Amigos da Voz da SBFa, o evento conta com a organização das ações na rede pública pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Também são parceiros a Escola de Música de Brasília (EMB) e universidades do DF que oferecem o curso de fonoaudiologia.
A campanha tem como foco a prevenção, especialmente entre profissionais que usam intensamente a voz no dia a dia, como professores, cantores e operadores de telemarketing. “A voz é essencial para a comunicação e qualidade de vida, e cuidar dela é prevenir doenças sérias, como o câncer de laringe”, afirma Bartira Pedrazzi, chefe do Serviço de Fonoaudiologia do HBDF.
Doenças da laringe
Em parceria com o Serviço de Endoscopia Respiratória do HBDF, a campanha também terá uma ação voltada a pacientes com doenças da laringe que aguardam consulta na regulação da Secretaria de Saúde. Serão priorizados os casos já classificados como vermelhos, considerados de maior urgência.
“Nós nos organizamos para atender esses pacientes durante a campanha, com o objetivo de reduzir ou até zerar a fila de casos graves na área de laringologia”, explica o médico Daniel Heyden Boczar, chefe do serviço. A unidade é referência na rede pública do DF e reúne 16 médicos de diversas especialidades, incluindo duas profissionais em laringologia.
Programação
No dia 22 (terça-feira), das 8h às 10h, no ambulatório do Hospital de Base, serão feitas triagens e avaliações fonoaudiológicas e otorrinolaringológicas. Às 10h, o público poderá acompanhar uma apresentação musical do cantor Abel Marcks e do sanfoneiro Alexandre Machado, além da entrega de brindes. Das 10h30 às 12h, os pacientes triados e que atenderem aos critérios clínicos receberão exames e orientações.
No dia 23 (quarta), o atendimento continua das 8h às 12h e das 14h às 17h, com triagens e orientações individualizadas no ambulatório da unidade.
Pequenos cuidados, grandes resultados
Entre os principais fatores de risco para alterações vocais estão o uso inadequado da voz, fumo, consumo excessivo de álcool, baixa hidratação e doenças sistêmicas. “A rouquidão por mais de 15 dias deve sempre ser investigada por um médico ou fonoaudiólogo”, alerta Bartira.
Ela reforça ainda a importância de medidas simples no dia a dia, como evitar gritar, manter-se hidratado e respeitar os períodos de descanso vocal: “A prevenção ainda é a melhor forma de garantir a saúde da voz”.
*Com informações do IgesDF

Escolas de gestão compartilhada do DF recebem atendimento odontológico gratuito
Programa piloto começa na CEF 01 do Núcleo Bandeirante e deve ser ampliado para outras unidades Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo Saiba Mais +
Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência na Uber ligado ao 190
Distrito Federal é pioneiro na implementação da ferramenta, que permitirá a usuários e motoristas o compartilhamento automático de dados de viagem e l Saiba Mais +
Os efeitos surpreendentes do estresse no corpo e como fazê-lo funcionar a seu favor
O estresse crônico afeta negativamente a saúde mental e física, mas especialistas dizem que, com o gerenciamento adequado, ele pode se transformar em Saiba Mais +
Técnica com ressonância magnética abre uma nova janela para o coração
Uso inovador e não invasivo da ressonância magnética analisa o tecido adiposo que envolve o órgão, ajudando na identificação de doenças, como fibrilaç Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?