Jovem quilombola da cidade de Cavalcante - GO vai cursar educação e política social na Northwestern University
Data de Publicação: 18 de janeiro de 2025 17:48:00
Aline Gouveia
postado em 18/01/2025 16:20 / atualizado em 18/01/2025 16:27
Jean Pereira do Santos diz que a conquista não é individual, mas sim fruto de um esforço coletivo da família e da comunidade - (crédito: Divulgação/Jhony Aguiar/Sertão Negro)
Jean Pereira dos Santos, 19 anos, conseguiu uma bolsa de estudos na Northwestern University, nos Estados Unidos. Nascido e criado na comunidade quilombola Kalunga Engenho 2, em Cavalcante (GO), o jovem vai cursar educação e política social na universidade norte-americana a partir de agosto.
"Eu fiquei sabendo da notícia durante uma reunião do meu projeto social. Como eu que estava coordenando a reunião, eu não podia abrir o resultado, porque dependendo dele eu poderia ficar muito triste e chateado. Eu demorei duas horas e meia para ver o resultado. Quando eu entrei no portal da universidade e vi, eu gritei e fui correndo abraçar minha mãe e contar para a família", relata Jean ao Correio.

Jean atua no projeto "Tocando em frente", que busca levar um currículo inovador baseado na Base Nacional Comum Curricular a alunos de escola públicas do Brasil. A iniciativa conta com aulas gamificadas de inglês, robótica, olimpíadas, pesquisa, jornalismo, artes e voluntariado.
"A gente leva histórias de inspiração e mostra caminhos para que eles possam seguir. Tudo isso é para acabar com o famoso vácuo inspiracional, que é a falta de perspectiva de um futuro. Acreditamos que o estudante só consegue sonhar com aquilo que ele conhece. Então, quando mostramos possibilidades e traz pessoas da realidade dos alunos, eles conhecem pessoas de referência e conseguem sonhar mais alto", pontua o estudante goiano.
Jean ressalta que é inspirado pela mãe, Luana dos Santos Rosa, desde pequeno. "A minha mãe cursou educação do campo na faculdade em um curso de extensão da UnB. Então, desde de criança ela me trouxe essa inspiração na educação", cita.
Mesmo em meio a dificuldades, o jovem lembra de receber apoio da mãe. "Eu lembro que desde criança eu queria aprender inglês, mas nós não tínhamos condição e nem escola de idioma perto, e minha mãe trouxe um DVD de espanhol da faculdade, como um símbolo de 'eu confio muito que você vai aprender um novo idioma, mas isso é o que eu posso fazer por você no momento'", conta.
Jean afirma que já está recebendo suporte da faculdade e que está empolgado com a possibilidade de, além do curso educação e política social, participar de aulas de dança e de outros clubes de estudo na universidade.
O jovem frisa que tirou um "ano sabático" para se preparar para a tão almejada aprovação. Ainda segundo ele, a conquista não é individual, mas sim fruto de um esforço coletivo da família e da comunidade.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"É uma conquista coletiva, porque ainda não há muitos como eu por lá. Então é importante valorizar e trabalhar para levar mais pessoas. Não podemos ficar sentado aplaudindo um enquanto outras pessoas não sabem por onde começar. Historicamente, essa conquista não era para ter sido minha, então eu quero contribuir para levar outros quilombolas. A meta é sair, buscar conhecimento e voltar para impactar o lugar de onde você saiu", declara Jean.

Professor de artes da rede pública do DF é selecionado para expor obras em Paris
Com apoio da Secretaria de Cultura, educador do CEF 01 de Planaltina representará o Brasil no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Carrossel d Saiba Mais +
Alunos de Taguatinga vencem prêmio internacional no maior torneio de robótica do mundo
Formada por estudantes do Novo Ensino Médio do Sesi, equipe Federal Force não só estreou na etapa internacional, como conquistou o Rookie All-Star Awa Saiba Mais +
Novo processo seletivo para professores substitutos é autorizado
Portaria publicada no DODF trata da contratação temporária de docentes Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader Saiba Mais +
Prêmio Inspira Brasília abre inscrições para estudantes e professores da rede pública do DF
Com mais de R$ 40 mil em premiações, iniciativa busca valorizar Brasília e incentivar o protagonismo estudantil; interessados podem se inscrever até 9 Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?