Tecnologia agiliza suspensão de carteiras de motoristas que bebem e dirigem no DF
Data de Publicação: 13 de janeiro de 2025 07:57:00 Sistema Sober aumenta eficiência no processamento de infrações para acelerar as punições e reforçar a segurança no trânsito da capital Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger
Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger
A palavra sober em inglês quer dizer sóbrio. E é por meio de um sistema que recebeu esse nome que o Departamento de Trânsito (Detran-DF) pretende educar aqueles que insistem em beber e dirigir. A plataforma otimiza a gestão das penalidades, de forma a dar mais agilidade e precisão aos processos de suspensão do direito de conduzir.
O impacto do Sober reflete nos números de infrações suspensivas, que alcançaram 25.246 em 2024, próximo dos índices registrados durante a pandemia, quando foram emitidas 25.657 autuações, em 2020 | Foto: Ygor Carvalho/Detran-DF
“Nosso objetivo não é penalizar mais pessoas, mas educá-las para garantir a segurança de todos nas vias. As multas sozinhas não eram suficientes. Agora, com o Sober, conseguimos mostrar que a punição é real e, assim, incentivar comportamentos mais seguros”
Rodrigo Freitas Xavier, gerente de Registro e Controle de Penalidades do Detran-DF
De agosto a novembro do ano passado, a ferramenta tratou cerca de 7,3 mil processos relacionados a infrações suspensivas. “O controle de processos dependia de etiquetas no SEI [Sistema Eletrônico de Informações] e planilhas no Excel feitas pelos agentes. Agora, com um clique, conseguimos identificar infrações suspensivas, instaurar processos e gerar documentos automaticamente. Isso nos dá mais eficiência e reduz a sensação de impunidade na sociedade, porque o processo corre com mais rapidez”, explica o gerente de Registro e Controle de Penalidades do departamento, Rodrigo Freitas Xavier.
Entre as infrações que geram suspensão, o consumo de álcool ao dirigir continua sendo um dos principais fatores de risco. O sistema, integrado ao banco de dados do Detran, permite que as penalidades cometidas sejam processadas dentro das primeiras 24 horas, o que garante o cumprimento dos prazos legais.
Segundo Rodrigo, essa otimização é fundamental para que os condutores sintam os efeitos das autuações. “A punição precisa ser aplicada rapidamente para que o motorista compreenda a gravidade do seu ato e não volte a cometer a infração”, reforça.
Operação Sossego completa cinco anos com recorde de flagrantes
IPVA de 2025 tem primeira parcela em fevereiro; confira as datas de vencimento no Distrito Federal
Em 40 dias, 511 condutores alcoolizados foram retirados das ruas
Segurança viária em foco
O impacto do Sober reflete nos números de infrações suspensivas, que alcançaram 25.246 em 2024, próximo dos índices registrados durante a pandemia, quando foram emitidas 25.657 autuações, em 2020. A queda dos números está ligada à intensificação da fiscalização viária, às campanhas educativas e à maior efetividade na aplicação das penalidades.
“Nosso objetivo não é penalizar mais pessoas, mas educá-las para garantir a segurança de todos nas vias. As multas sozinhas não eram suficientes. Agora, com o Sober, conseguimos mostrar que a punição é real e, assim, incentivar comportamentos mais seguros”, avalia Rodrigo.
Como funciona
O Sober é integrado ao portal administrativo do Detran, oferecendo soluções para identificar condutores sujeitos à suspensão tanto por infrações específicas quanto por excesso de pontos na carteira. O sistema automatiza a criação de documentos, a gestão de prazos e a emissão de notificações, proporcionando uma gestão moderna e eficaz.
.jpg?=2750052-2)
Brasília Game Festival movimenta economia e impulsiona a indústria nacional de jogos
Com ampla programação, evento é reconhecido como o maior festival gamer do Centro-Oeste Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira Saiba Mais +.jpeg?=2748440-2)
Abertas inscrições para o 2º Prêmio Candango de Literatura
Criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, certame tem inscrições gratuitas de 10 de maio a 25 de junho e R$ 195 mil e Saiba Mais +
Castra-DF promove nova edição no Pôr do Sol com castrações gratuitas e capacitação profissional
Serão atendidos mil animais com cirurgias de esterilização, entre cães e gatos, e oferecidos cursos gratuitos na área pet Por Agência Brasília* | Edi Saiba Mais +
Programação especial leva ações de cidadania em homenagem aos 65 anos da capital
Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania ocupa diversos espaços de Brasília em abril com serviços, acolhimento e informação para a população P Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?