Carreta da Inclusão oferta serviços públicos para pessoas com deficiência em Santa Maria
Data de Publicação: 11 de setembro de 2024 06:10:00 Projeto do GDF estará na cidade até quinta-feira (12), atendendo a população das 10h às 17h. Próxima cidade será Planaltina, entre os dias 24 e 26 deste mês Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno
Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno
Atenção, comunidade de Santa Maria. A Carreta da Inclusão desembarcou na cidade nesta terça-feira (11), no estacionamento do Conjunto G da CL 207, e já começou a receber a população. O programa oferece diversos serviços para as pessoas com deficiência (PcD) e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como a entrega das carteiras de identificação, assistências jurídicas e sociais, experiências tecnológicas e suporte na busca de oportunidades de emprego. O atendimento ocorre das 10h às 17h e permanece na região até quinta-feira (12).
A Carreta da Inclusão oferece diversos serviços para as pessoas com deficiência (PcD) e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como a entrega das carteiras de identificação, assistências jurídicas e sociais, experiências tecnológicas e suporte na busca de oportunidades de emprego | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Fruto de parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), a iniciativa já ofertou mais de 7,2 mil atendimentos e entregou 1.870 carteiras de identificação para PcDs e autistas desde o lançamento, em julho. A carreta já esteve no Guará, Recanto das Emas, Samambaia e Gama. A próxima cidade será Planaltina, de 24 a 26 de setembro.
De acordo com o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, “uma das grandes temáticas desse governo é levar para a população os serviços, os atendimentos, as orientações e toda a informação necessária, para que as pessoas possam se desenvolver e sair de uma situação que, muitas vezes, é de carência”
“Esta gestão do GDF tem uma visão muito ampla para atender as pessoas com deficiência, desde a criação da própria secretaria, que é a primeira criada no Distrito Federal para atender esse público, até a integração entre as secretarias e, principalmente, a visão de trabalhar para a população”, enfatiza o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos. “Uma das grandes temáticas desse governo é levar para a população os serviços, os atendimentos, as orientações e toda a informação necessária, para que as pessoas possam se desenvolver e sair de uma situação que, muitas vezes, é de carência”.
Na Carreta da Inclusão, estão presentes a Diretoria de Emprego e Renda da Secretaria da Pessoa com Deficiência, com suporte àqueles que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho, e a Defensoria Pública do DF, que oferecerá atendimentos jurídicos a quem precisar resolver pendências burocráticas, além de auxílio sobre como as pessoas com deficiência podem solicitar o Cartão Especial do BRB Mobilidade, que permite o uso gratuito de ônibus e metrôs.
A engenheira florestal Ana Clara Botafogo, que tem mobilidade reduzida, elogiou o projeto do GDF: “Achei muito bom porque nem todas as pessoas podem ir ao Plano Piloto e aqui está próximo de casa”
Os cidadãos também têm acesso a experiências tecnológicas na arena gamer, que oferece jogos eletrônicos adaptados com tecnologia assistiva. O espaço permite ainda a inscrição no projeto Gamifica DF, da Secti, com cursos gratuitos nas áreas de desenvolvimento de jogos, design e marketing. “O projeto tem se consolidado como um verdadeiro case de sucesso. Além de aproximar a população dos serviços públicos oferecidos pelo GDF, promove a democratização do acesso às tecnologias assistivas, essenciais para a inclusão de pessoas com deficiência”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman.
A dona de casa Ana Paula Duarte pegou a carteirinha de identificação de PcD para si mesma e uma de identificação de autismo para um dos filhos
A dona de casa Ana Paula Duarte, 36 anos, aproveitou a chegada da carreta em Santa Maria para resolver uma série de pendências. Ela pegou a carteirinha de identificação de PcD para si mesma e uma de identificação de autismo para um dos filhos. Além disso, aproveitou para verificar o andamento de processos junto à Codhab e checar se as carteirinhas dos outros três filhos também estão prontas.
“Tenho um problema de degeneração na coluna e sou mãe de três crianças com autismo e uma com transtorno desafiador opositivo, transtorno de conduta, hiperatividade e ansiedade”, relata a dona de casa. “Então, para mim, me locomover é mais complicado do que para as outras pessoas, por causa do barulho, do sol quente, dos ambientes lotados. Ter tudo em um só lugar é ótimo, mostra sensibilidade com a população”, comenta.
Aplicativo criado por estudantes da UnDF é selecionado em competição nacional
Carteira de Identidade Nacional reconhecerá pessoas com deficiência por meio de cadastro do GDF
Concurso cultural incentiva a reintegração de sentenciados por meio da arte
Quem também retirou a carteira de identificação para PcD foi a engenheira florestal Ana Clara Botafogo, 27, que tem mobilidade reduzida. “O atendimento foi bem rápido, eu já tinha enviado o laudo pela internet. Também fiz o pedido do Cartão Especial”, relata ela, que elogiou o projeto do GDF. “Achei muito bom porque nem todas as pessoas podem ir ao Plano Piloto e aqui está próximo de casa”.
A Carreta da Inclusão e o Gamifica DF se somam aos vários projetos desenvolvidos pelo governo desde 2019, quando foi criada a SEPD, com a proposta de tornar o Distrito Federal mais acessível, implementando ações como o Cadastro Único para a emissão de carteiras de identificação e a inauguração do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, na Estação de Metrô 112 Sul. O local atua para priorização das políticas habitacionais desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) voltadas para a comunidade PcD.

Campanha Solidariedade vai arrecadar alimentos na festa de aniversário de Brasília
População poderá doar alimentos não perecíveis para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. Pontos de coleta estarão distribuídos nas e Saiba Mais +
40 pessoas em situação de rua são atendidas em ação de acolhimento do GDF
Desde o dia 15 deste mês, equipes passaram em 20 pontos do Plano Piloto, ofertando serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, morad Saiba Mais +
Projeto gratuito leva cursos, atendimento jurídico e consultas a mulheres de Ceilândia
Iniciativa batizada de Poder em Movimento visa transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de ações de empoderamento, qualif Saiba Mais +
Escola no Parque da Cidade resgata dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social
Unidade Meninos e Meninas do Parque disponibiliza acolhimento e atendimento especializado à população em situação de rua, com oferta da Educação de Jo Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?