Sarau Cultural e Desfile Cívico comemorarão oito anos de Vicente Pires.

0

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Administração Regional de Vicente Pires XXX

Assessoria de Comunicação

Sarau Cultural e Desfile Cívico comemorarão oito anos de Vicente Pires

Poesia, artesanato e música farão parte do evento nesta sexta-feira (26). No sábado (27) haverá desfile com a participação de estudantes de escolas públicas e particulares da região. Durante o trajeto o público também contará com a apresentação das Bandas dos Bombeiros e do Exército, rua de lazer, além do tradicional corte de bolo

(Brasília, 25 de maio de 2017)- A Administração Regional de Vicente Pires em parceria com a comunidade, entidades educacionais e órgãos do Governo de Brasília, realizará o Desfile Cívico neste sábado (27), a partir das 9h, na Rua 4A, avenida da Feira do Produtor. O evento marca o oitavo aniversário da região administrativa, comemorado oficialmente dia 26 de maio. Alunos de escolas públicas e particulares da cidade, o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), além das Bandas Sinfônicas do Corpo de Bombeiros do DF e do Exército participarão do trajeto. O evento também contará com rua de lazer e o tradicional corte de bolo.

Nesta sexta-feira (26), a Administração Regional em parceria com diversos artistas entre escritores, poetas, músicos e artesãos realizarão a quarta edição do Sarau de Vicente Pires. O festival contará com diversas atrações, como apresentações musicais e poesia, além de feira de artesanato. O evento é gratuito e será realizado, das 19h30 às 22h, na Rua 4A, estacionamento ao lado da Administração Regional.

O resgate do desfile cívico que terá como tema “ Água e uso Racional” tem como um dos principais objetivos integrar e valorizar a população local, além de contribuir para a diversidade e o desenvolvimento da cultura da região, promovendo o sentimento de pertencimento dos cidadãos a cidade. “O desafio é resgatar a tradição da cidade com o desfile cívico. Nessa comemoração de aniversário da cidade, temos a grata satisfação de fazer muito com pouco, resgatando as tradições, o sentimento de nosso povo e a força da comunidade de Vicente Pires”, enfatiza o administrador Júlio Menegotto.

Também para comemorar a data, foi montada ao lado da Administração Regional de Vicente Pires, uma estrutura para a realização do circuito de lazer com mini tênis, mini vôlei, golzinho, queimada, ping pong e cama elástica, além de contar com apresentações culturais. Para a realização das comemorações de oito anos de Vicente Pires não haverá nenhum custo para a administração pública, já que o evento está sendo realizado em parceria com o movimento cultural da cidade.

História
Vicente Pires nos anos 60 foi habitada por índios, e nos anos 70 por fazendeiros. Uma história que ganhou nova densidade a partir de 1989, quando o então Governador José Aparecido, resolveu centralizar para as Colônias Agrícolas Vicente Pires, Samambaia e São José, o processo de expansão da área de produção rural da Colônia Agrícola de Águas Claras. A partir de convênio intermediado pelo Governo de Brasília e realizado pela Fundação Zoobotânica, foi feito um contrato de uso do solo para produção agrícola com cerca de 360 chacareiros, cujo prazo tinha um tempo de uso estipulado em 30 anos.

Essas famílias transferiram-se para essa região, trazendo consigo o sonho da esperança por novos dias, onde os valores se extraiam da certeza da boa convivência com a natureza que seria determinante para o desenvolvimento e crescimento das novas áreas criadas. Aqui se produzia de tudo: hortifrutigranjeiro, hortaliças, leite de cabra e bovino, flores, e vários de tipos de fruta, como a manga, banana, laranja, mexerica, limão e uva, além de milho e feijão. Mas não é só isso, a região também se destacou pela grande produção de vinho e criação de pombo-correio que, aliás, são conhecidos em vários países da Europa, África e América do Sul.

Programação

Sexta-feira (26/5)
Sarau Cultural
Local: das 19h30 às 22h, na Rua 4A, estacionamento ao lado da Administração Regional.

Sábado (27/5)
Desfile Cívico
Local: a partir das 9h, Rua 4A, avenida da Feira do Produtor.

Rua de Lazer e corte de bolo
Local: a partir das 11h30, Rua 4A, estacionamento ao lado da Administração Regional.

Domingo (4/6)
Apresentações musicais
Local: das 16h às 22h, Rua 4A, estacionamento ao lado da Administração Regional.

Deixe o seu comentário