GDF prevê retomada de testagem da Covid-19 em drive-thru nesta semana

0

No diagnóstico em tendas espalhadas pela cidade, serão aplicados 300 mil testes cedidos pela Receita Federal ao DF

Hugo Barreto/Metrópoles
Secretaria de Saúde do Distrito Federal se prepara para retornar a testagem em massa da população para a Covid-19, por meio do sistema drive-thru. Essa modalidade estava desativada desde 29 de junho, quando o atendimento migrou para 172 Unidades de Base de Saúde (UBS). O Governo do Distrito Federal já montou duas das cinco tendas que serão usadas no atendimento de pessoas que precisam fazer o teste por apresentarem sintomas do novo coronavírus.

No entanto, ainda é necessário obter um parecer da Controladoria-Geral do DF para que a testagem seja retomada. Na nova fase da testagem em massa serão usados 300 mil testes cedidos pela Receita Federal à capital do país.

A previsão inicial era de retorno do atendimento da população dentro dos carros na terça-feira (1º/9). Contudo, os desdobramentos da Operação Falso Negativo, que levou seis integrantes da cúpula da Secretaria de Saúde à prisão por suspeitas de irregularidades na compra de testes para Covid-19, e a pendência do parecer da CGDF podem provocar adiamento da data.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que, enquanto os drive-thrus não são reativados, o serviço continua a ser prestado nas Unidades Básicas de Saúde. Desde o início da testagem na capital e até o dia 22 de agosto, foram aplicados 413.706 testes rápidos. Desses, 33.038 deram resultado positivo.

Acolhimento

A pasta esclareceu ainda que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com acolhimento específico para os pacientes com sintomas gripais. Após o atendimento pela equipe de profissionais de saúde, se identificada a necessidade de realização de teste, o paciente é encaminhado para a testagem conforme sintomatologia, podendo ser teste rápido ou RT-PCR.

Além disso, a pasta informa que algumas ações pontuais estão sendo realizadas, como é o caso da Ceasa, que recebeu uma ação recentemente. O estoque de testes está disponível no Portal Info Saúde.

Deixe o seu comentário