Cansaço excessivo, dor muscular, ansiedade, sintomas depressivos e dificuldade para dormir são alguns dos sintomas relacionados à síndrome

ATUALIZADO 03/08/2020 12:27
De acordo com alguns relatos, existem pessoas curadas da doença que estão apresentando cansaço excessivo, dor muscular, ansiedade, sintomas depressivos e dificuldade para dormir, mesmo depois de terem o novo coronavírus eliminado do organismo.
Embora pouco se conheça sobre a síndrome pós-Covid-19, várias investigações estão sendo realizadas para entender quais podem ser os efeitos do novo coronavírus ao longo do tempo, mesmo após a cura da infecção.
Como a síndrome acontece
Uma vez que esta condição não se encontra bem estudada, ainda não se conhece a causa exata para o seu aparecimento. No entanto, como os sintomas aparecem mesmo depois que a pessoa é considerada curada, é possível que ela esteja sendo causada por uma alteração deixada pelo vírus no corpo.
É provável também que ela seja resultado da “tempestade” de substâncias inflamatórias que acontece durante a infecção. Conhecidas como citocinas, elas podem se acumular no sistema nervoso central e causar os sintomas característicos.
O que fazer para tratar a síndrome
De momento não existe nenhum tipo de tratamento indicado, porém, e de acordo com o tratamento feito nas síndromes que surgiram após outras infecções virais do passado, como a Sars, é possível que os sintomas possam ser aliviados com sessões de massagem linfática para ajudar o corpo a eliminar o excesso de substâncias inflamatórias.
Além disso, poderá ainda ser necessário o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, para ajudar no tratamento da ansiedade, dos sintomas depressivos ou para ajudar a melhorar a qualidade do sono. (Com informações do portal Tua Saúde)