Ator brasiliense de série da HBO lança música de protesto contra o racismo

0

O single e o videoclipe chegam nas plataformas digitais no Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20/11)

ATUALIZADO 20/11/2020 12:12

Willian CostaHUGO BARRETO/METRÓPOLES
Aos 26 anos, o ator Willian Costa não tem medo de desafios. Com a carreira no cinema e TV bem encaminhada, participando de curta premiados e papéis em séries da Globo e HBO, o brasiliense agora decidiu se aventurar na música. Para celebrar o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20/11), lança Destaque — faixa autoral de protesto contra o racismo.

“Sou guiado para produzir as coisas, se meu coração estiver ali. Não sei como pode ser no futuro em relação a música, está sendo realmente uma aventura na qual não conheço muito bem o destino, e fico feliz por isso, às vezes eu gosto do desconhecido”, diz Willian.

REPRODUÇÃOWillian Costa em cena do clipe de Destaque
Willian Costa em cena do clipe de Destaque

Natural de Itabamcuri, em Minas Gerais, mas criado na cidade de Samambaia, no Distrito Federal, o artista explica que a letra de Destaque nasceu quando o artista revisitou situações de racismo que sofreu e ainda sofre. “Mesmo depois de ter atuado em duas séries de canais grandes e atuado em dois filmes eu ainda sinto que nada na minha vida mudou”, avalia.

A música fala especialmente do Dia da Consciência Negra que, segundo ele, só existe por conta de tudo que já foi feito contra os seus ancestrais. “É um ciclo vicioso difícil de ser quebrado. A inspiração para letra foi olhar minha vida e ter consciência de raça e de classe, e tentar entender qual sentimento isso me trazia antes e traz ainda hoje. É um sentimento de raiva, revolta e revolução”, completa o ator.

Dia da Consciência Negra

Lançar Destaque na data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra não foi mera coincidência, e, sim, uma forma de contribuir com a pauta antirracista. “Creio que o objetivo principal do meu trabalho é trazer força para as pessoas pretas e mostrar que não estamos sozinhos e que vamos levantar nossas vozes e não esperar a boa vontade das pessoas brancas nos respeitarem”, salienta Willian.

1

Inclusão

O clipe conta com tradução em libras, mas de forma diferente. Em vez de ficar numa caixinha no canto do vídeo, a atriz e intérprete Brunna Valverde atua lado a lado com Willian. “Para a construção do clipe, nosso objetivo era que chegasse ao maior número de pessoas pretas possível, sem excluir ninguém. Por acreditar que Destaque não é apenas uma música e sim uma mensagem”, ressalta Brunna, que também assina roteiro e direção da produção.

Para que a tradução fosse feita de forma exata, Willian e Brunna contaram com a consultoria de Karol Rodrigues, jovem surda e especialista na língua dos sinais. “Me senti muito confortável para ser intérprete e ser o canal de comunicação para essas pessoas. Além de tudo pensamos em uma narrativa para o clipe, onde fala de controle, mas fica também aberto para várias outras interpretações, é um clipe que te faz pensar”, conclui a atriz.

Deixe o seu comentário