Programa Saúde na Escola leva vacinação e cultura de paz ao CEF 5 de Taguatinga
Data de Publicação: 17 de abril de 2026 23:38:00 Ação da parceria entre Saúde e Educação inclui saúde bucal e palestras sobre prevenção da violência e saúde mental para 469 estudantes Por Carlos Eduardo Bafutto, da Agência Brasília | Edição: Paulo Soares
O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 5 de Taguatinga recebeu, nesta sexta-feira (17), ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa levou aos 469 alunos do 6º ao 9º anos verificação da situação vacinal, orientações de saúde bucal e atividades sobre prevenção da violência, cultura de paz e saúde mental.
Criado em 2007, o PSE integra as redes públicas de Saúde e Educação para ampliar o acesso dos estudantes da educação básica a ações de prevenção e cuidado. Em 2026, a mobilização prioriza três temas: verificação e atualização vacinal, prevenção das violências com promoção da cultura de paz e saúde mental. O cronograma deste ano começou em março, teve lançamento nacional em abril e segue ao longo do ano letivo, com destaque para abril e maio.
A ação levou aos 469 alunos do 6º ao 9º ano verificação da situação vacinal, orientações de saúde bucal e atividades sobre prevenção da violência, cultura de paz e saúde mental | Fotos: Matheus Borges/Agência Brasília
No CEF 5, a programação foi montada em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga Sul para encaixar as atividades na rotina das turmas. Segundo a diretora Iraildes Alves, o cronograma é definido com antecedência para preservar aulas e intervalos e permitir a participação dos estudantes sem prejuízo à rotina pedagógica. “A gente organiza um cronograma de forma que não atrapalhe nem os horários das aulas nem o intervalo”, afirmou. “Esse trabalho é cooperativo. A gente faz a nossa parte, também orienta os pais.”
A articulação entre a escola e a UBS segue o desenho do programa no território. A enfermeira Layara Lisboa, coordenadora da equipe da UBS 5, explicou que as secretarias de Saúde e Educação pactuam a adesão no início de cada ciclo e depois definem, com a escola, os eixos prioritários e o cronograma das ações. “A unidade de saúde, de acordo com o seu território, assume aquela escola”, resumiu. “A gente leva um serviço para a escola para trazer essa comunidade mais perto do serviço de saúde.”
Além da vacinação, o programa trabalha outros temas ao longo do ano, como alimentação saudável, atividade física, prevenção das violências e saúde bucal. No CEF 5, a ação também inclui distribuição de kits de escovação e orientações aos alunos.
Entre os estudantes, a vacinação dentro da escola foi apontada como um ganho prático para as famílias. Aluna de 14 anos, Ilana Ximendes contou que foi a primeira vez na vida que ela tomou a vacina na escola. Para ela, a medida ajuda quem tem dificuldade de ir ao posto de saúde. “Acaba facilitando bastante, porque minha mãe não precisa levar a gente para o posto”, afirmou. Sobre as palestras, ela destacou o espaço de diálogo com os alunos. “Eles tiram tempo para conversar com os alunos, e isso ajuda a gente a entender melhor.”
“Eles tiram tempo para conversar com os alunos, e isso ajuda a gente a entender melhor", destaca a estudante Ilana Ximendes
Também de 14 anos, Dafne Mendes destacou as conversas sobre convivência e bullying. Para a estudante, levar esse tipo de orientação para dentro da escola ajuda os alunos a rever comportamentos e melhora o ambiente entre os colegas. “Essas palestras ajudam a abrir a cabeça”, resumiu.
Tags
Unidades odontológicas móveis levam saúde bucal a diferentes regiões do DF
Veículos equipados ampliam serviços a localidades mais distantes e reforçam ações da atenção primária Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader Saiba Mais +
Profissionais de saúde iniciam residência na Papuda
Programa é o segundo do país com foco em práticas integrativas e o primeiro oferecido em ambiente prisional Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Saiba Mais +
Tecnologia avisa a pacientes se tem medicamento na rede pública de saúde
Basta uma simples pesquisa no celular, antes de sair de casa, para que a pessoa evite deslocamentos desnecessários e perda de tempo em filas Por Agê Saiba Mais +
Falta de ar e cansaço podem indicar doença respiratória rara e grave
Relato de paciente chama atenção para a importância do diagnóstico precoce da hipertensão pulmonar Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?
.webp)



