Novo livro de Ana Flávia Garcia, “Menina do Pé Frio” é lançado dia 14 de março
Data de Publicação: 8 de março de 2026 00:54:00 Projeto infanto-juvenil se desdobra em nanofilmes e podcast e convida para reflexão e encontro de gerações
Por Ana Rebeca Guimarães/ Portal Sol Nascente Melhor
A infância é um território de aprendizados, descobertas e inquietações. Em meio à magia de se reconhecer no mundo, surgem emoções e as inevitáveis inseguranças. E se um desses percalços for a má sorte? Esta é a jornada narrada no livro Menina do Pé Frio, de Ana Flávia Garcia, que será lançado no dia 14 de março no Espaço Multicultural Casa dos Quatro.
Menina do Pé Frio apresenta a mente inquieta de uma criança e suas pequenas faltas de sorte, criando maneiras próprias de entender o que sente e o que vive. No livro, a infância se mostra como um campo fértil de sensações, dúvidas e acidentes que antecipam perguntas importantes, muito antes de haver palavras para nomeá-las. A edição é reversível: de um lado está Menina do Pé Frio e, ao se virar o livro ao contrário, começa o Museu das Palavras, um pequeno dicionário afetivo que amplia o universo da narrativa.
A palavra é elemento primordial em Menina do Pé Frio. Segundo a autora, Ana Flávia Garcia, a história traz uma mensagem tanto para crianças e adolescentes quanto para adultos. “A Menina do Pé Frio se encafifou com uma palavra que ela ouviu a mãe falar; ela firmou com essa ideia”, relata. Em Museu das Palavras, Ana Flávia reúne interpretações pessoais e referências que iluminam caminhos da história principal. “Museu das Palavras traz as palavras e suas possibilidades de serem reinventadas, infladas, esvaziadas, enchidas de memórias, particularidades, pessoalidades”; acredita.
A obra ficcional tem elementos biográficos e é fruto de um trabalho de mais de dez anos, período em que a autora revisitou lembranças da infância para investigar as histórias mais emocionantes e que deixaram registros afetivos pra vida. Da convivência entre memória e invenção nasceram as histórias que compõem o livro, que se propõe ainda a promover encontros geracionais: “apresentar à criança de hoje expressões, ídolos e objetos que são de outro tempo, e estabelecer com a leitura um vínculo nas famílias, pois até até os avós podem se identificar com a história”, celebra Ana Flávia. “O deslocar do tempo faz com que os jovens possam comentar, tirar dúvidas com os adultos; e por sua vez os adultos também vão sentir um chamado para lembranças, vão querer compartilhar”; diz.
Arte multiplataforma
O Projeto Menina do Pé Frio tem, além do livro físico, episódios de podcast que contaram com a participação de crianças e adolescentes leitores, que compartilharam suas impressões e opiniões. “Esta foi uma oportunidade incrível pra mim, como escritora, de ter uma turma que leu a obra e pode debater comigo, trazer impressões, conectar com a própria vida e trazer exercícios da própria escrita”, lembra Ana.
Outra plataforma também utilizada pelo projeto foram as redes sociais, onde o público pode assistir a nanofilmes inspirados no livro que foram realizados em parceria com As Caixeiras Cia. de Bonecas, grupo de teatro de formas animadas com longa trajetória em miniaturas e teatro lambe-lambe.
Os nanofilmes contam com audiodescrição poética, que vai além da descrição da cena. “Os trechos originais têm detalhes cercados de metáforas; estão mixados com uma poética para uma experiência mais fruitiva do que descritiva”, celebra Ana Flávia. Ampliando ainda mais a acessibilidade, o projeto teve seis exemplares em braile entregues à Biblioteca de Braile Dorina Nowill, em Taguatinga-DF.
A autora
Ana Flávia Garcia tem mais de três décadas de atuação na cultura do DF. Palhaça, bufona, atriz, diretora e dramaturga premiada, construiu uma trajetória marcada por criação coletiva, pesquisa e arte-educação. Entre uma escrita e outra, encontra alegria em se movimentar, cozinhar ouvindo música, observar bichos, rir, chorar e transformar emoção em matéria criativa. É dessa artista que nasce a protagonista de Menina do Pé Frio.
Lançamento
O lançamento do livro, no dia 14 de março, terá atividades como leitura comentada da autora, exibição dos nanofilmes sobre o livro, exposição das colagens originais da obra, roda de conversa com as crianças do podcast e sessão de autógrafos. Exemplares estarão à venda por R$ 50. Os livros também podem ser adquiridos pelo instagram do Selo Cão: @selo.cao.
Serviço
Lançamento do livro “Menina do Pé Frio – uma criança de outro tempo”
Sábado, 4 de março, das 18h às 21h
Local: Espaço Multicultural Casa dos Quatro - 708 Norte
Entrada Gratuita. Livros à venda no local por R$ 50.
‘Menina do Pé Frio – uma criança de outro tempo’ faz parte do projeto ‘A Menina do Pé Frio – livro, leitura e outras trocas inquietas’ e é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
Rota Empreendedora inicia jornada por Ceilândia: Escritório móvel do IFB oferece consultoria gratuita nos dias 17 e 18 de março
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Rota Empreendedora inicia jornada por Ceilândia: Escritório móvel do IFB oferece consultoria gratuita nos dias 17 e 18 de março Saiba Mais +
Enedes promove Encontro Mulheres que Transformam
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Enedes promove Encontro Mulheres que Transformam Saiba Mais +
Terceiro lote do Cartão Uniforme Escolar para novos beneficiários é creditado
O novo lote contempla alunos cujos responsáveis retiraram o cartão, mas ainda não haviam recebido o crédito Por Agência Brasília* | Edição: Paulo Soa Saiba Mais +
UnB divulga lista de aprovados na segunda chamada do vestibular
Candidatos selecionados devem fazer o registro online para efetivar o ingresso nos cursos Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO
VOCÊ É A FAVOR DO ABORTO?
.webp)



