Vacina contra gripe está esgotada em quase todos os postos de saúde do DF

0

As doses remanescentes foram enviadas para as unidades básicas de saúde na última segunda-feira (3/6). Somente um de 12 postos com os quais o Correio entrou em contato ainda tem a vacina disponível
AB Aline Brito*
postado em 05/06/2019 13:12 / atualizado em 05/06/2019 15:04
Postos do DF estão com estoque de vacina contra gripe esgotados. A imunização só ficará disponível até acabarem os estoques(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Postos do DF estão com estoque de vacina contra gripe esgotados. A imunização só ficará disponível até acabarem os estoques
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Dois dias depois de as unidades básicas de saúde (UBS) do Distrito Federal receberem a última remessa de vacinas para a gripe e liberado a imunização para toda a população, o Correio verificou a situação em 12 desses postos, localizados em diferente regiões. Em 11 deles, não há mais vacina disponível.

Na manhã desta quarta-feira (5/6), a reportagem entrou em contato com UBS de São Sebastião, Taguatinga, Asa Norte, Gama, Candangolândia, Lago Norte, Planaltina, Ceilândia, Riacho Fundo 1 e 2, Santa Maria e Samambaia. Desses, de acordo com atendentes das unidades, somente a UBS 3 de Santa Maria tinha estoque da vacina contra gripe.

Continua depois da publicidade

As doses foram disponibilizadas para toda a população na última segunda-feira (3/6). Até sexta-feira (31/5), apenas os grupos prioritários podiam se imunizar na rede pública. Mas mesmo antes disso, havia falta em alguns postos. A imunização só ficará disponível até o fim dos estoques, uma vez que a imunização gratuita é voltada aos grupos de risco e o número de doses disponibilizadas é calculado para atender essa parcela da população.

Número de vacinas
Na segunda-feira, de acordo com a Secretaria de Saúde, 50 mil doses foram enviadas às unidades básicas de saúde. A pasta informou, por meio de nota, que não é possível especificar quais unidades de saúde ainda têm estoque da vacina. Segundo a SES, o processo é “muito dinâmico” e “muda de situação rapidamente”. Ainda de acordo com a Secretaria, à medida em que a vacinação for sendo feita e o estoque for acabando, não será possível fazer reposição.

Programe-se
A população residente da quadra 100 de Santa Maria pode ir ao posto para receber a dose da vacina. O atendimento é realizado até as 16h. A unidade fica localizada na quadra 100, Conjunto I, Área Especial.

* Estagiária sob a supervisão de Roberto Fonseca

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário