Paula Belmonte destina emendas para creches, uma delas atenderá crianças do Sol Nascente.

0

Novas creches no DF
Deputada Paula Belmonte destinou emendas para sete unidades de educação infantil. Uma delas atenderá crianças do Sol Nascente.

Uma das unidades será construída no P Norte e atenderá a crianças do Sol Nascente
As emendas da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) servirão para construir creches em Ceilândia em outras seis cidades do Distrito Federal. Ao todo, serão enviados ao orçamento da Secretaria de Educação R$ 46 milhões para as novas unidades e para pavimentar o acesso de escolas rurais.
Em Ceilândia, os recursos serão destinados a uma creche prevista para o P Norte, na EQNP 8/12. Isso significa que a unidade deve atender crianças do Sol Nascente e região. De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), são quase 20 mil crianças na fila das creches. Ou seja, existe uma enorme demanda de famílias que precisam de matrículas para os filhos de até três anos. As unidades que serão construídas em todo o DF poderão atender pelo menos 1 mil crianças.
A deputada Paula Belmonte tem se mostrado uma das principais defensoras da infância do Congresso Nacional. Com essa destinação, ela cumpre uma de suas principais promessas de campanha: destinar emendas para a primeira infância. Para ela, a destinação dos recursos é só a primeira parte do trabalho.
“Construir o futuro do nosso país começa pela infância. Encaminhei emendas justamente para combater o problema da falta de creches, mas vou continuar fiscalizando a aplicação correta desse dinheiro. Estamos de olho não só nas minhas emendas, mas em todo orçamento da Secretaria de Educação”, afirmou.
Em reunião com o secretário de Governo, José Humberto Pires, a deputada falou sobre a intenção de destinar as emendas para a pavimentação dos acessos às escolas rurais e para inaugurar sete creches. No entanto, a expectativa do GDF é que com os recursos seja possível construir também uma unidade em uma área rural a ser escolhida.
A parlamentar faz questão de lembrar da importância que as matrículas de crianças até três anos têm. Para Paula Belmonte, é possível dar independência às mulheres. “Também é uma questão econômica. A mãe que pode deixar os filhos em uma creche não precisa largar o trabalho. A mulher pode sim disputar as vagas de emprego em pé de igualdade e pode conquistar sua independência. É importante inclusive para livrá-la da violência doméstica, um mau tão presente nas famílias, mas que pode ser combatido com creches”, afirmou.
Caminho da escola
A medida foi garantida pela deputada federal Paula Belmonte, em parceria com a senadora Leila Barros (PSB-DF), por meio de duas emendas impositivas da Bancada do DF.
O investimento nos acessos das escolas rurais tem como objetivo facilitar a mobilidade dos moradores da área rural, melhorar a qualidade de vida dos usuários, além de diminuir a evasão escolar. “O fortalecimento da primeira infância, em diversos setores, principalmente na educação é de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa sociedade. Esse é o melhor investimento que poderíamos fazer para assegurar um futuro de sucesso”, afirma a deputada Paula Belmonte.
Ao todo, serão destinados R$ 36 milhões para a construção de sete creches. Outros 10 milhões serão destinados para atender 20 escolas no Programa Caminho das Escolas, que são obras de pavimentação de acesso às escolas rurais no Distrito Federal.

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário