A partir de 2020, Codeplan vai incluir o Entorno em pesquisa de emprego

0

Até então, os dados eram restritos à capital do país
TM Thays Martins

Objetivo é compreender melhor oferta e demanda por trabalho(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
Objetivo é compreender melhor oferta e demanda por trabalho
(foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press)
A partir do ano que vem, a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) passará a abordar aspectos sobre o Entorno. Essa é a promessa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), responsável pelo levantamento. Até então, os dados eram restritos à capital do país.

O estudo é feito desde 1991 e divulgado todo mês com informações como a taxa de desemprego por regiões administrativas, os setores em que as pessoas estão empregadas e os rendimentos médios.

Os últimos dados consolidados foram os relativos ao mês de agosto. Desde então, a pesquisa está suspensa para reformulação de uma nova metodologia, depois que foram rompidos os contratos com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Agora, a ideia é de que a PED inclua informações sobre Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa.

Diagnóstico

Continua depois da publicidade

De acordo com Jean Lima, com os dados será possível uma avaliação mais detalhada sobre a questão de trabalho em Brasília. “Essa nova pesquisa vai permitir diagnosticar melhor a dinâmica de emprego e desemprego no DF e nas cidades vizinhas, compreendendo melhor as pressões de oferta e de demanda por trabalho que se originam desta região, bem como funcionam todos os setores relacionados: serviço, comércio, indústria”, explica.

COMPARTILHE

Deixe o seu comentário